MENUZiiiinho

quarta-feira, 6 de abril de 2016

FILME X LIVRO: O ILUMINADO

   No primeiro episódio da série de Filme X Livro vou fazer a comparação da obra literária de Stephen King que virou produção cinematográfica de Stanley Kubrick. Quem já viu um filme após ter lido um livro sabe o quão frustrante isso pode ser, e eu por morrer de medo de ver filmes derivados de livros decidi fazer uma comparação, ou talvez falar "leia o livro e nunca assista o filme!".
   Quem me conhece sabe o quanto amo filmes de terror e talvez quantas milhares de vezes eu já assisti O Iluminado, mas só tomei vergonha na cara de ler o livro há pouco tempo com o lançamento de sua continuação, Doutor Sono. Ambos são bons, mas...
   Para quem não sabe nem do filme nem do livro eis uma sinopse bem direta via wikipédia:  "No filme, Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho."
   O filme é bem superficial na minha opinião, quase tão superficial quanto esta sinopse, por isso a usei.Comparando com o livro ele deixa passar detalhes muito importantes e que te ajudariam a compreender melhor Jack que parece endoidar do nada e querer sair matando tudo por causa de uma aparição. O livro retrata melhor o nível de abstinência de álcool de Jack, que possui um passado violento por causa de seu vício.

   Algo a ser citado sobre o filme é que Stephen King não gosta nem um pouco da adaptação de Stanley Kubrick de seu queridinho livro, mas eu gosto apesar de como já havia dito, ser bastante superficial. O elenco do filme é super bem selecionado e não foge tanto de como é no livro, então você não vai ler sobre uma pessoa de dois metros de altura ruiva e depois se deparar com um teletubbie no filme. O livro tem seu lado mais horrível e trechos sangrentos e desesperadores, o filme tem cenas muito marcantes como a do elevador e o barulho da motoquinha do Danny andando pelos corredores do hotel.
   Ou seja, isso me deixa um tanto quanto confuso e não é como outros livros que viraram filmes que você simplesmente acha o filme horrível, se arrepende amargamente de ter assistido e não sente nada além de raiva por terem estragado um livro tão legal!
   Eu indico ler o livro primeiro e ter o filme como complemento para sua imaginação pelo fato de os dois serem bons e possuírem algumas coisinhas legais que o outro não tem. Se você já assistiu o filme deve ler o livro também, é um livro muito legal e não vai ser tão entediante pelo fat de ter coisas novas que você não sabe sobre a história, como a chance de viver um pouquinho na cabeça de Jack.
   Então corre para ler o livro e ver filme depois! E se você já leu o livro ou viu o filme, ou os dois, comenta aqui embaixo ou nas redes sociais o que você achou e qual dois dois você prefere porque quero saber ;)
https://media.giphy.com/media/H9aNqTSxmbR16/giphy.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala meixxmo!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...